Campinas amplia atendimento do CAPS AD no Parque Itália para 24h; veja mudanças


Unidade atende pacientes com problemas de dependência química e alcoólica, além de suprir demanda por atendimentos em saúde mental. Campinas ganha quarto Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) com atendimento 24 horas.
Fernanda Sunega
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Sudoeste, no Parque Itália, em Campinas (SP), passou a funcionar 24 horas. É a quarta unidade do SUS municipal com o horário ampliado.
O CAPS Sudoeste que atende pacientes com problemas de dependência química e alcoólica, além de suprir demanda por atendimentos em saúde mental, fica na Avenida Prefeito Faria Lima, 560, próximo do Hospital Mário Gatti.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a prefeitura, a unidade recebe de 50 a 60 pacientes todos os dias, e 30% a 40% são atendimentos de pessoas em situação de rua.
Inaugurado em abril de 2019, o CAPS do Parque Itália registra uma demanda crescente, e chegou a registrar média mensal de 750 atendimentos por mês em 2023.
. Veja os números:
Em abril de 2019, 240 pacientes
Em 2020, 300 pacientes ativos
Em 2021, 360 pacientes ativos
Em 2022, 442 pacientes ativos
Em 2023, 485 pacientes ativos
Em abril de 2024, 510 pacientes ativos
“Essa ampliação do horário de atendimento é muito importante. Essa unidade recebe de 50 a 60 pacientes todos os dias, e 30% a 40% são atendimentos de pessoas em situação de rua. É uma importante estratégia de atendimento dessa população para possibilitar a saída dessas pessoas desta situação”, destacou o prefeito.
Área de atuação
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) atende pacientes com problemas associados ao vício em álcool e outras drogas, problemas de saúde mental, e também, o apoio às pessoas em situação de rua.
Com a ampliação no horário do atendimento, o CAPS do Parque Itália consegue oferecer permanência para os pacientes em situação de crise.
Além da ampliação no horário de atendimento, o CAPS do Parque Itália passará a ter:
Seis leitos noite;
Atendimentos grupais e oficinas terapêuticas;
O atendimento individual de acordo com a necessidade do usuário após avaliação da equipe multidisciplinar;
O atendimento individual com terapeuta ocupacional, psicólogo, médico clínico, psiquiatra, farmacêutico, enfermeiros e assistente social.
Reforço
Com a mudança, Campinas passa a ter quatro CAPS Álcool e Drogas com funcionamento 24 horas. Confira a relação de unidades.
Ao todo, existem 14 centros na cidade, sendo que, quatro atendem crianças e adolescentes com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Os outros seis também atendem a população adulta e são direcionados para a saúde mental.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Veja também  Famílias em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever para passeio gratuito de locomotiva em Sorocaba

Powered by WPeMatico

Origem da Noticia
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/04/03/campinas-amplia-atendimento-do-caps-ad-no-parque-italia-para-24h-veja-mudancas.ghtml
Autor: {authorlink}

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: