‘Comida di Buteco’: Boteco do Pezão vence edição 2024 em Campinas


Estabelecimento inscreveu o petisco “A louca da Rosana”, e levou a melhor diante de outros 55 concorrentes, recorde de participantes. Agora, bar representa a cidade na etapa nacional. “A louca da Rosana”, petisto do Boteco do Pezão, eleito o vencedor do Comida di Buteco em Campinas (SP) na edição 2024
Reprodução
O Boteco do Pezão, com o petisco “A louca da Rosana”, venceu a edição 2024 em Campinas (SP) do concurso “Comida di Buteco” e vai representar a metrópole na etapa nacional, em junho. O anúncio foi feito durante cerimônia de premiação na noite desta quarta-feira (15).
O buteco premiado com o primeiro lugar apostou em uma receita que leva carna de lagarto bovino servido com vinagrete de jiló acompanhado de pãozinho crocante.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A premiação de 2024 ainda teve o Botiquim Pedro II, na segunda colocação, e o Seo Roma, em terceiro. Completaram o pódio o Bar do Léo, de Jaguariúna, e o Loschibar, em quarto e quinto lugares, respectivamente – reveja os petiscos de todos os participantes abaixo.
O concurso ‘Comida di Buteco’ teve recorde de participantes nesta 14ª edição. Foram 55 bares inscritos, 52 de Campinas e três de Jaguariúna.
Para a etapa nacional, os jurados visitam os bares em todo o Brasil durante o mês de junho, e o resultado do grande campeão sai em julho.
A disputa regional aconteceu entre os dias 5 e 28 de abril. Nesse período, clientes e jurados puderem votar. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Em ambos os casos, público e jurados dão nota de 1 a 10 ao visitar os estabelecimentos e avaliam: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.
O concurso
Comida di Buteco reúne 56 bares de Campinas e Jaguariúna com petiscos a R$ 35
Marcelo Gaudio
Todos os estabelecimentos concorrem com um petisco especial que tem o valor fixo de R$ 35. Neste ano, a novidade foi a entrada de um bar de Jaguariúna (SP) que vai disputar junto com os outros 55 butecos de Campinas.
‘Somos todos Buteco’
Com o slogan “Somos Todos Buteco”,o concurso comemora 24 anos de existência e, segundo os organizadores, pretende reforçar o papel do “buteco” como um grande protagonista da sociabilidade brasileira, ressaltando o que seria uma “cultura de buteco”.
Petisco vencedor de 2023, do Espaço In Bar Petiscaria, em Campinas (SP)
Dreison Medeiros
O evento foi criado em 2000 em Belo Horizonte (MG) com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz e, ao longo dos anos, acabou sendo ampliado para outras cidades em todo o Brasil, reunindo, nesta edição de 2024, 1.100 butecos em todo o país.
Atualmente são 40 municípios 12 estados e o Distrito Federal. A cada edição 20% da base de participantes é renovada para, segundo a organização, fomentar a competitividade e sempre permitir o acesso a novos estabelecimentos.
Restaurantes participantes da edição 2024
Augusta – Coxinha na pipoquinha – Coxinhas de recheadas com queijo provolone, salame e requeijão cremoso, empanadas na quirera, acompanhadas de geleia de caipirinha de abacaxi.
Bar Cantinho do Buzina – Baroneza – Bolinhos de massa de costelinha desfiada com purê de batata temperado com ervas e especiarias. Acompanha molho da casa.
Bar da Arvore – UAI SÔ ! – Lanche em formato boquinha de anjo recheado com linguiça artesanal mineira, purê de abóbora cabotia, molho barbecue,, molho de queijos levemente picante, vinagrete, e queijo muçarela.
Bar da Vila – Croquetes da dona Marisa – Croquetes de carne servidos com molho de maionese caseira.
Bar do André – Carnaval 2.4 – Lanche boquinha de anjo recheado com linguiça de porco, queijo provolone, queijo muçarela e rúcula. Acompanha mandioquinha frita.
Bar do Baú – CHICHARRO – Atum chileno com grão de bico e tomate seco temperado com azeite e especiarias, servido na barquete.
Bar do Braz Croquete – BraZileiro – Croquete de cupim e ponta de peito recheado com queijo provolone e azeitonas pretas. Acompanha pimenta dedo de moça em conserva com alho.
Bar do Cação – Gostinho do Verão – Lanche boquinha de anjo recheado com carne bovina defumada e condimentada, molho a base de mostarda e alcaparras, pepinos em conserva e queijo gouda.
Bar do Carioca – Baía de Guanabara – Camarões envoltos em arroz cremoso empanados com farinha de milho flocada. Acompanha bolinhas de queijo com manjericão e molhos de hortelã com limão siciliano e molho rose picante.
Bar do Fumagalli – Feijuca da Eva – Rolinho de feijoada na massa oriental. Acompanha torresminhos, vinagrete e cachaça da casa.
Bar do Furlan – 1974 – Bolinho de carne recheado com queijo muçarela e queijo gorgonzola.
Bar do Léo (Jaguariúna) – Vô na Lata – Carne de porco frita na banha e armazenada na lata com risoto de canjiquinha, chutney caipira e taioba refogada no alho.
Bar do Luiz – Raiz do Luiz – Língua de boi regada ao molho de tomate acompanhada de pãezinhos.
Bar do Mingo – Sabor do Céu – Lanche boquinha de anjo recheado com linguiça caipira, queijo muçarela, bacon, cebola, ovo, tomate e rúcula, com molho agridoce de pimenta e maionese de azeitonas pretas. Acompanha mandioca frita.
Bar do Nicola – Fishcake – Bolinhos feitos de purê de batata e bacalhau, empanados e fritas. Acompanha molho de manteiga ao limão.
Bar do Português – Surpresas do Portuga – Bolinho de bacalhau recheado com queijo gorgonzola. Acompanha geleia de pimenta.
Bar do Rafa – Porpetinha de Carne – Porpetas de carne bovina empanadas e fritas.
Bar do Saulo – ZIGALU – Bolinho com massa de batata recheado com calabresa, presunto, muçarela, cream cheese enrolado no bacon.
Bar do Vô Mirão – Pork do Loco – Copa lombo defumada e desfiada acompanhada de pãezinhos e barbecue sauce.
Bar Dona Flor – Camarão à Mineira – Risoto de camarão na cestinha de provolone com parmesão.
Bar Du 6 – Moela Do Papai – Lanche em formato boquinha de anjo feito no pão francês, recheado com moela cozida no molho vermelho, muçarela e agrião fresco. Acompanha polenta frita da casa com ragu de músculo bovino.
Bar Errejota – Explosão do Zóio da Vovó – Bolovos feitos com costela e requeijão cremoso, servidos com batatinhas baby ao molho de hortelã e creme de leite.
Bar Preste Atenção – Abel Ferreira – Lanche em formato boquinha de anjo recheado com carne tipo chanfana, temperada no vinho com temperos e ervas especiais, queijo provolone derretido com cebola roxa, azeitonas pretas e rodelas de tomate.
Bar Voga – voga 84 – Pastéis recheados de abóbora cabotia, carne seca e queijo meia-cura
Bodega do Sagu – COSTELA BODEGA DO SAGU – Costela assada no bafo com mandioca cozida. Acompanha farofa, molho de alho, molho de pimenta e molho chimichurri.
Boteco do Buza – Cuiabana Suína – Releitura da linguiça Cuiabana, feita com pernil suíno, toucinho, leite, queijo coalho, ervas e condimentos. Acompanha vinagrete de abacaxi.
Boteco do Chicão – Desmiolado – Lanche boquinha de anjo recheado com lombo canadense, queijo prato, catupiry cremoso, rúcula e tomate.
Boteco do Pezão – A louca da Rosana – Carne de lagarto bovino servido com vinagrete de jiló acompanhado de pãozinho crocante.
Boteco Sem Frescura – Galinzé do Frescura – Coxinha da asa desfiada misturada à massa de batata com catupiry recheada com queijo muçarela, acompanhada de rodelas de milho cozido na manteiga e maionese de alho com parmesão .
Boteko do Cunhado – Boca de Sogra – Sanduíche cortado em formato boquinha de anjo recheado com lagarto fatiado, queijo muçarela, queijo gorgonzola, folhas de rúcula e molho cremoso.
Botequim de Barão – Cupinzeiro – Cupim assado no bafo por aproximadamente 8 horas (desfiado), acompanhado de creme de espinafre a base de catupiry e bacon e pão francês fatiado com tomate confitado.
Botiquim Pedro II – Feijuquinha – Bolinhos de feijoada recheados com couve, carne seca, calabresa e bacon, servidos com vinagrete e pimenta dedo de moça.
Chico Toicim Bar – Churros do Chico – Linguiça em forma de churros enrolada no bacon, recheada com creme de queijo.
Dom Dama – Rabo Quente – Bolinho de massa de polenta recheado com ragu de rabada, acompanhado de geleia de pimenta.
Edu Bar de Minas – Espia Só – Bolinhos de Jiló recheados com pernil de porco marinado na cachaça mineira, orapronobis e queijo meia cura. Acompanha molho de pimenta da casa e maionese de azeitona.
Empório D’ Primeira – AGRO & MAR – Canapés de três sabores: recheio de carne de siri, de carne seca e de abobrinha acompanhados de molho verde.
Eskina Bar – Fogão de Vó – Creme de mandioca ao molho de linguiça caipira com queijo gratinado, carne de panela, torresminho e gravetos de costela com queijo.
Espaço In Bar – BAGUNÇA PAULISTA – Bolinho de Cuscuz Paulista recheado com Costela Defumada, Bacon e Queijo Provolone
Estação Aquidaban – Cigarretes da Estação – Cigarretes de carne louca acompanhados de molho cheddar e bacon
Estação Campineira – Majestade – Abóbora cabotia recheada com creme da abóbora, carne seca desfiada salteada na manteiga com bacon, molho bechamel e gratinada com queijo muçarela. Acompanha pãezinhos.
Loschibar – LOSCHIBRIE – Croquetes recheados com queijo brie, presunto parma e damasco desidratado acompanhados de geleia de pimenta caseira.
Malagueta Bar – Nois é Raiz – Bolinho de carne de sol na manteiga de garrafa com catupiry, recheado com queijo. Acompanha molho de pimenta. Acompanha licor de caju.
Miúdo – Azarão – Cuzcuz frito servido com camarão e maionese de raiz forte.
Ponto 1 – Bar Florentina – Singela homenagem à minha avó, Alejandra Florentina. Uma releitura da tortilla espanhola, um prato tradicional de lá. Acompanha molho cheddar.
Praia Bar – Pé na Areia – Frango servido com quiabo crocante acompanhado de molho ranch.
Quintal do Lindomar – Sabor do Quintal – Lanche boquinha de anjo recheado com Kafta, rúcula e queijo muçarela com molho de maionese de orégano.
Quiosque da Horta – Primavera – Fraldinha desfiada com legumes, cerveja preta e requeijão, na massa do rolinho primavera frito, acompanhada de dois molhos, um de creme de torresmo e outro uma copota de cebola roxa.
Rei do Joelho – SNACK DE SCHNITZEL DO REI – Pão bola recheado com pernil desfiado e empanado na farinha panko, queijo muçarela, saladinha e molho pesto de rúcula.
Santo Espeto – Ai meu joelho! – Joelho de porco desfiado, salada de batata na mostarda, repolho refogado, vinagrete de abacaxi e acompanha pão francês.
Seo Bar – Seo Bolinho – Bolinho de Costela recheado com pernil e queijo, empanado com quatro tipos de farinhas (trigo, milho, rosca e mandioca). Acompanha patê de ervas finas e o molho de pimenta agridoce caseiro.
Seo Porqueta: The king of Pork – Anunciação – Hot Roll Misto de fraldinha e pernil desfiado, recheado com queijo muçarela empando com Doritos e farofa de bacon, finalizado catupiry e couve crispy. Acompanha molho tarê com redução de cachaça de rapadura, barbecue de whisky e maionese da casa.
Seo Roma Bar e Restaurante – LAMPIÃO E MARIA BONITA – ‘Carne de sol desfiada, recheada com abóbora Cabotiã, queijo coalho enrolada no bacon. Acompanha molho de rapadura defumado’ .
Seu Bonfim Butiquim – Bolinho Português – Bolinho típico português, feito com massa de batatas e tilápia. Acompanhado de molho á base de cebola roxa e limão.
Sô Raiz Experiência – Sô Raiz – Bolovo de costela, chips de jiló e croquete de rabada.
Tonel Boteco e Espetaria – Costela do Tonel – Lanche no formato boquinha de anjo recheado com costela desfiada, queijo muçarela, catupiry, bacon, cebola roxa e tomate.
Villa Maria – Costelinha do Villa – Costelinhas suínas servidas com batata doce defumada.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Veja também  Patrícia Poeta marca presença no Teleton 2023

Powered by WPeMatico

Origem da Noticia
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/05/15/comida-di-buteco-boteco-do-pezao-vence-edicao-2024-em-campinas.ghtml
Autor: {authorlink}

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: