Dia do Chocolate: Conheça produtores e apreciadores do alimento derivado do ‘Fruto dos Deuses’, no DF


Data é celebrada nesta sexta-feira (7). G1 ouviu histórias de fabricantes e consumidores apaixonados pelo alimento. Para que o chocolate seja bom as sementes do cacau precisam estar em boa qualidade
LaBarr Chocolate de Origem
O Dia do Chocolate é comemorado nesta sexta-feira (7) no Brasil. O alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau é consumido no mundo inteiro e de diversas maneiras.
Na antiguidade, o fruto do cacaueiro recebeu o nome de “Fruto dos Deuses”, mesmo antes da invenção do chocolate como conhecemos hoje. O cacau era usado na preparação de bebidas semelhantes ao café, que eram usadas como oferenda aos deuses.
Voltando para a atualidade, o g1 ouviu histórias de fabricantes e consumidores de chocolate no Distrito Federal. Acompanhe abaixo.
A fabricação
O casal de empresários, Adriana Labarrère e Leandro Isaías, de 32 anos, mora na região de Águas Claras, no Distrito Federal. Eles fabricam chocolates desde 2016.
Adriana e Leandro em uma de suas visitas as plantações de Cacau
LaBarr Chocolate de Origem
Tudo começou em uma viagem de férias ao sul da Bahia. Durante o caminho, eles viram amêndoas de cacau secando à beira da estrada e ficaram encantados com produtos locais feitos com a iguaria.
Na volta para casa, Adriana e Leandro trouxeram na bagagem uma amostra de cacau comprada em uma feira. A partir daí, começaram as descobertas e a confecção das primeiras barras de chocolate.
”Desnecessário dizer que nossas primeiras produções ficaram horríveis, mas levaram a pesquisas, cursos, testes e aprendizado. Afinal, se alguém conseguia fazer, por que não nós?”, conta Adriana.
Apesar do “fracasso” inicial, o casal não desistiu. O que começou como simples passatempo e curiosidade, transformou-se em uma grande paixão e um bom negócio.
Eles passaram a visitar fazendas de cacau, experimentaram a fruta no pé e entraram na mata, dentro das plantações.
“Sempre fomos apaixonados por chocolate, e fomos descobrindo, pouco a pouco, que a história e a alquimia do chocolate ia muito além do que podíamos imaginar”, diz a empresária.
Atualmente, Adriana e Leandro têm uma marca de chocolate que é vendida no Brasil e no exterior. Eles fazem todo o processo de produção manualmente – desde a torra e o descasque das amêndoas, até o refino em moinho de pedra, conchagem, temperagem e a embalagem final do produto.
Pessoa produz chocolate, em imagem de arquivo
LaBarr Chocolate de Origem/Divulgação
A ‘LaBarr Chocolate de Origem’, empresa de Brasília que surgiu de um hobby, já conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais:
Bean to bar Brasil, 2018 em São Paulo;
NW Chocolate festival, 2018 em Seattle/Washington;
Academy of Chocolate, 2019 em Londres/Inglaterra;
Bean to bar Brasil, 2020 em São Paulo;
Academy of Chocolate, 2021 em Londres/Inglaterra;
Bean to bar Brasil, 2022 em São Paulo.
Paixão por chocolate
Conheça o processo de transformação do cacau em chocolate
Mirian Marques tem 28 anos e mora na região de Sobradinho, no DF. A esteticista conta que desde muito pequena sempre foi “formiga”, uma apaixonada por doces, em especial pelo chocolate.
Ela diz que adora ser presenteada com chocolates, e que o doce vai além das datas especiais: “Cabe em todos os momentos”, diz Mirian.
Para ela, o chocolate não só tem relação com o paladar, ele é “um fenômeno afetivo”.
“Quando eu como, sinto leveza, paz e felicidade, minha serotonina vai lá em cima”, diz Mirian aos risos.
LEIA TAMBÉM:
Chocolate é ‘alimento dos deuses’: conheça as lendas milenares por trás do cacau
‘ARRAIÁS JULINOS’: Veja calendário de festas no DF
FÉRIAS DE JULHO: Confira programação para crianças no DF
📱 Participe da comunidade do g1 DF no WhatsApp e receba as notícias no seu celular.
*Sob supervisão de Maria Helena Martinho
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Veja também  🐦🎶 Bicampeão de torneio de assobio aceita desafio do g1 e grava sucessos do pop, MPB e funk; ouça e tente adivinhar

Powered by WPeMatico

Origem da Noticia
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/07/07/dia-do-chocolate-conheca-produtores-e-apreciadores-do-alimento-derivado-do-fruto-dos-deuses-no-df.ghtml
Autor: {authorlink}

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: