Eliane Cantanhêde: Lira e Haddad saem como os grandes vitoriosos na aprovação da reforma tributária
A Câmara dos Deputados aprovou, por 382 a 118 votos, nesta quinta-feira (6) o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária em 1º turno. Eliane Cantanhêde: Arthur Lira e Fernando Haddad saem como grandes vitoriosos
Por 382 a 118 votos, a Câmara aprovou nesta quinta-feira (6) o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária em 1º turno. Para a comentarista da GloboNews Eliane Cantanhêde, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foram os grandes responsáveis pela aprovação e saem vitoriosos.
“É uma grande vitória do Arthur Lira, mas não é só dele. (…) Fernando Haddad, o ministro da Fazenda, é, também, o grande vitorioso, porque ele quem liderou o projeto, participou intensamente e que fez os contatos, não apenas dentro do Congresso, mas também dentro do próprio governo e fora de Brasília, com os setores interessados”, analisa.
LEIA TAMBÉM:
PLACAR DA VOTAÇÃO: votos dos deputados na análise, em primeiro turno, do texto-base
ENTENDA: principais propostas da reforma tributária
Segundo a jornalista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) separou esta sexta-feira (7) para se encontrar com o ministro.
“Amanhã o presidente Lula só tem um item na agenda. Às 10h, Fernando Haddad”, diz. “Ou seja, hoje [quinta] é o dia de Arthur Lira, amanhã [sexta] vai ser o dia de Lula comemorar com Fernando Haddad”, completa.
O que é a reforma proposta
Em linhas gerais, a proposta da reforma tributária prevê a unificação de cinco tributos. A última versão também prevê zerar imposto sobre a cesta básica e criar o ‘imposto do pecado’.
IPI, PIS e Cofins, que são federais;
ICMS, que é estadual, e o ISS, que é municipal.
Esses tributos deixariam de existir e seriam criados dois impostos sobre valor agregado, os IVAs: um seria gerenciado pela União e outro teria gestão compartilhada por estados e municípios.
SAIBA MAIS:
Reforma tributária: negociação supera impasse de décadas e busca consenso para desatar últimos nós

Go to Source
Author:

Veja também  Verão Amazônico: Conheça praias do AM que ajudam a refrescar calor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: