Federação apresenta troféu do Campeonato Paranaense 2024 que leva o nome do jornalista Gil Rocha


Cerimônia na noite de quarta-feira, no Canal da Música, teve a presença de familiares e amigos Em noite de festa e homenagens, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) apresentou na quarta-feira, no Canal da Música, o troféu que leva o nome do jornalista Gil Rocha. Ele faleceu no dia 31 de junho de 2023, aos 63 anos, em Curitiba, e foi eternizado como forma de agradecimento por tudo que fez pelo futebol estadual.
Gil Rocha morre aos 63 anos
+ Tabela do Campeonato Paranaense 2024
Viúva de Gil Rocha, a jornalista Ana Zimmermann, que esteve presente na cerimônia ao lado dos três filhos Pedro, Lucas e João, não escondeu a emoção com homenagem.
— A gente não sabe se ri ou se chora. É uma emoção transbordante. Lembrar de tudo o que ele (Gil) fez, lembrar do início das transmissões e de cada desafio de fazer, como ele mesmo falava, o nosso esporte ser visto pelo povo. Ter esse reconhecimento nos faz sorrir. Espero que o troféu esteja em boas mãos — disse Ana Zimmermann.
Ana Zimmerman ao lado dos filhos na homenagem a Gil Rocha
Robson Mafra / FPF
Presidente da FPF, Hélio Cury Filho falou sobre a homenagem ao jornalista Gil Rocha e ainda da disputa estadual, que terá a final disputada no sábado, às 17h (de Brasília), entre Athletico e Maringá, na Ligga Arena.
— O Gil representou muito para o futebol paranaense. Sempre quis mostrar o nosso futebol para o Brasil inteiro, por isso fica o nosso reconhecimento. O Paranaense 2024 foi um grande campeonato e teremos um recorde de público neste ano. Demonstramos, mais uma vez, que o futebol do interior está forte e organizado, chegando de forma constante nas disputas finais. O futebol paranaense, como um todo, abrange não apenas a Capital — afirmou Cury Filho.
No duelo de ida, no Willie Davids, o Furacão venceu por 1 a 0 com gol marcado por Pablo. Assim, para ser campeão, o Athletico joga pelo empate. O Maringá, porém, precisará triunfar por dois ou mais gols de vantagem para levantar a taça. Caso o Dogão vença por um gol de diferença, a disputa vai para os pênaltis. O ge transmite o confronto decisivo em Tempo Real.
Troféu do Paranaense 2024 leva o nome do jornalista Gil Rocha
Robson Mafra / FPF
Quem foi Gil Rocha?
Natural de Siqueira Campos, no norte pioneiro do Paraná, Gil Rocha iniciou a carreira como rádio-escuta em 1975, aos 15 anos, na Rádio Paiquerê, de Londrina. Ele se formou em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), seis anos depois.
Após formado, o profissional foi contratado como repórter pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada da Rede Globo. Gil Rocha começou na TV Coroados, de Londrina (atual RPC Londrina), e se transferiu para a TV Paranaense, em Curitiba, em 1985.
Gil Rocha
Divulgação
Em paralelo, ele esteve em quatro coberturas de Copas do Mundo pela rádio Paiquerê, como na conquista do tetracampeonato da seleção brasileira, em 1994, nos Estados Unidos. O jornalista também cobriu momentos importantes do esporte do Paraná, com os títulos brasileiros conquistados por Coritiba em 1985 e Athletico em 2001.
Gil Rocha, depois, assumiu a gerência de esportes e atuou como comentarista da RPC. Ele ficou na emissora por 33 anos. O jornalista foi um dos responsáveis pela implantação do Globo Esporte no Paraná, assim como o ge.globo/pr, a primeira afiliada a fazê-la, em 2011.
Evento apresenta Troféu Gil Rocha que será dado ao campeão do Paranaense 2024
Robson Mafra / FPF
Em 2019, o jornalista comandou o jornalismo da rádio Banda B e ainda participava do programa esportivo “Tempo Extra” na CNT. Em novembro de 2021, Gil Rocha assumiu a direção de jornalismo da CBN Curitiba, rádio em que estava até falecer.
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr

Veja também  Trem x Santana - Campeonato Amapaense 2024 - Ao vivo - globoesporte.com

Powered by WPeMatico

Origem da Noticia
https://ge.globo.com/pr/futebol/campeonato-paranaense/noticia/2024/04/04/federacao-apresenta-trofeu-do-campeonato-paranaense-2024-que-leva-o-nome-do-jornalista-gil-rocha.ghtml
Autor:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: