Longe do UFC após cirurgia, Tainara Lisboa admite dor e preocupação: “Minha vida parou”


Prazo para retorno às lutas é maior do que a brasileira esperava. Cinco meses após cirurgia no joelho, a santista Tainara Lisboa convive com a incerteza de quando vai retornar ao UFC. A atleta, que venceu duas das quatro lutas contratadas junto ao Ultimate Fighting Championship, passa por reabilitação, mas ainda não pode treinar MMA.
– Esse joelho era um joelho bom, que não me dava problema. Foi uma grande surpresa eu ter machucado. Tenho duas cirurgias de ligamento cruzado, que eu fiz há muitos anos, mas a vida seguiu. Depois da minha estreia no UFC tirei um mês de folga e quando voltei a treinar meu joelho começou a inchar e dar muitas dores – explica a lutadora do UFC em entrevista ao ge.
Tainara Lisboa se recupera de cirurgia no joelho
Como o confronto já estava marcado para outubro do ano passado, Tainara passou pelo “camp” de treinamento a base de medicação e optou por maiores períodos de repouso.
– Durante a luta eu não tive dores, mas tive uma luta contra o emocional, porque (tinha) a ideia de não ter feito tudo que eu acho que tem que fazer. Saber que não me doei ao máximo me deixou insegura. Senti medo. Será que estou pronta mesmo?
Apesar da lesão, a brasileira venceu a compatriota Ravena Oliveira, pela primeira vez por pontos e em decisão unânime dos juízes, mas percebeu ali que a cirurgia era inevitável.
Tainara Lisboa realiza recuperação após cirurgia no joelho
Dimas Côrtes/TV Tribuna
– Assim que eu saí da luta meu joelho estava gritando – lembra.
O procedimento realizado no começo de dezembro foi um sucesso, só que a reabilitação, que poderia durar seis meses, não tem mais prazo para terminar. Nas primeiras semanas não é permitido dobrar a perna e nem tocar o chão. Mesmo para quem está acostumada com dor, o processo é intenso.
– Fiquei muito tempo imobilizada e bastante dependente. Não foi só a luta que parou, meu trabalho que parou minha vida também. Meu esposo estava lá 24 horas por dia. Para ir ao banheiro precisava de ajuda, porque tinha que ter muito cuidado para não estragar o que tinha sido feito.
Além da fisioterapia, a nova rotina inclui musculação, natação e bike indoor. Ainda não existe uma data para o retorno aos treinos específicos de MMA.
Tainara Lisboa está invicta no UFC
Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images
Já são vinte anos dedicados as artes marciais. Otimista, Tainara Lisboa diz que pode encarar este momento de duas formas.
– Posso me entristecer por talvez no ápice da minha história ter que dar essa pausa e pensar: como vai ser começar de novo? Ou eu posso agradecer! E é o que eu tento fazer. De saber que o UFC está lá me esperando. Que eu estou machucada, mas minha meta está lá. E eu vou voltar e minha história lá dentro vai continuar.

Veja também  Fast Facts: Verstappen está a uma vitória de igualar recorde de Vettel

Powered by WPeMatico

Origem da Noticia
https://ge.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/2024/05/08/longe-do-ufc-apos-cirurgia-tainara-lisboa-admite-dor-e-preocupacao-minha-vida-parou.ghtml
Autor:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: