Mapa com pontos de buscas auxilia equipes de socorro na procura por avião que desapareceu no PR; buscas entram no 5° dia


Aeronave sumiu na região da Serra do Mar. Passageiros são servidores do Governo do Paraná. Avião da FAB sobrevoa local onde avião desaparecido perdeu sinal
Bruno Fávaro/RPC
Um mapa que mostra os pontos de buscas tem auxiliado equipes de socorro na procura de pelo avião monomotor desaparecido na altura da Serra da Prata, na região da Serra do Mar, no litoral do Paraná. O item mostra os pontos de atuação dos militares em solo e pelo ar, com auxílio de helicópteros e um avião.
As buscas, que entraram no quinto dia na manhã desta sexta-feira (7), estão concentradas no ponto do último sinal enviado pela aeronave antes de perder contato.
O avião sumiu na segunda-feira (3). Na aeronave estavam Felipe Furquim, 35 anos, e Heitor Guilherme Genowei Junior, 42 anos, ambos servidores da Casa Civil do Governo do Paraná, além do piloto Jonas Borges Julião, de 37 anos.
O monomotor decolou de Umuarama, no noroeste do estado, às 7h50 e deveria pousar perto de 10h30 em Paranaguá, mas não mandou mais sinal 10 minutos antes do horário previsto para o pouso.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 100 pessoas estão envolvidas, tanto via terrestre quanto pelo ar, com três helicópteros e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Mapa com pontos de buscas utilizados pelos militares em busca do monomotor que desapareceu
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Mapa de buscas
Nesta etapa, segundo o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), a estratégia é continuar a realizar voos baixos, para que o topo das árvores se mexa com a força do vento das aeronaves e facilite a visualização.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Em nota, o Governo do Paraná afirmou que aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) vão permanecer sobrevoando a área central da serra, enquanto as aeronaves do Governo do Estado vão sobrevoar uma área mais ao Sul.
“A equipe comandada pelo Corpo de Bombeiros, com bombeiros militares e voluntários, dará sequência ao patrulhamento por terra.”
O que se sabe sobre o avião
Saiba quem são os passageiros e piloto
Da esquerda para direita: Jonas Borges Julião (piloto) e passageiros Heitor Guilherme Genowei e Felipe Furquim
Reprodução
Força-tarefa
Segundo o Governo do Paraná, as buscas realizadas na quarta (5), duraram mais de oito horas com auxílio de quatro aeronaves, sendo duas da Força Aérea Brasileira (FAB), uma BPMOA e uma da Casa Militar.
Por terra, de acordo com o governo, as buscas contaram com 50 bombeiros militares e voluntários. Além disso, utilizaram drones para auxiliar na operação.
Conforme o governo, moradores da região repassaram informações aos bombeiros, o que deve ajudar no planejamento de novas ações.
As aeronaves que estão sendo usadas são:
Um avião do modelo pelicano do Salvaero, da FAB;
Um helicóptero Black Hawk, da FAB;
Um helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná;
Dois helicópteros com infravermelho do BPMOA.
Entenda o desaparecimento de avião no Paraná
g1
Leia também:
Veja imagens das buscas pelo avião que desapareceu
Aeroporto onde avião deveria ter pousado opera apenas ‘voo visual’, explica especialista
Qual é o monomotor que está desaparecido?
Avião desaparecido no Paraná é um Piper Arrow, modelo PA-28R-200
Reprodução
O monomotor onde estão o piloto e os dois servidores estaduais é um Piper Arrow, modelo PA-28R-200.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave tinha permissão para voar, mas não havia permissão para operar como táxi aéreo.
Conforme o BPMOA, a aeronave não acionou durante o percurso o ELT (sinal de localização de emergência). O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná disse ter recebido solicitação, por volta das 14h de segunda-feira, sobre o desaparecimento de uma aeronave.
Área de Mata Atlântica onde autoridades buscam avião desaparecido no Paraná
BPMOA
Mais assistidos do g1 PR
Veja mais em g1 Paraná.

Veja também  Bia Menezes recebe homenagem após completar 100 jogos pelo Santos: "Um orgulho muito grande"

Powered by WPeMatico

Origem da Noticia
https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/07/07/mapa-com-pontos-de-buscas-auxiliam-equipes-de-socorro-na-procura-do-aviao-que-desapareceu-no-pr-resgate-entra-no-5-dia.ghtml
Autor: {authorlink}

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: