Paleontólogo diz que ‘aves são dinossauros de asas’ e foram primeiros ‘habitantes’ de Fernando de Noronha


Luiz Eduardo Anelli participa da programação da ‘Semana do Planeta Oceano’. No evento, falou sobre a formação da ilha. Rabo-de-junco é uma das aves encontradas em Fernando de Noronha
Cecília Licarião/Projeto Aves de Noronha
A formação de Fernando de Noronha foi avaliada pelo paleontólogo Luiz Eduardo Anelli, que também é biólogo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em dinossauros. De acordo com ele, a ilha foi formada há 12 milhões de anos, e os primeiros “habitantes” de Noronha foram as aves.
“No finalzinho do Período Jurássico, existiam os dinossauros que ‘inventaram’ as penas para manter o calor corporal, como um casaco. No final desse Período Jurássico, com a evolução, dinossauros miniaturizados aprenderam a usar as penas e fazer asas aptas para o voo. Daí nasceram a grande linhagem dos dinossauros voadores, que são as aves, até hoje”, afirmou Luiz Eduardo Anelli.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Ele viajou até a ilha para participar da programação da “Semana do Planeta Oceano”, evento no qual ministra palestras para estudantes, moradores e turistas. Segundo o especialista, as aves sobreviveram à destruição do mundo, no final do Período Cretáceo.
“Algumas aves que tinham bicos longos e puderam se alimentar de sementes e grãos que ficaram escondidos no solo do mundo escondido, por isso sobreviveram. Para ter uma ideia, existem 5 mil espécies de mamíferos e 11 mil espécies de aves. Dinossauros que ocuparam essa ilha, há 12 milhões de anos, são as aves”, declarou Luiz Eduardo Anelli.
O professor também contou que as aves surgiram há 150 milhões de anos e como elas são conhecidas pelos especialistas. “As aves são os dinossauros de asas. Na paleontologia, nós costumamos dizer que as aves são os dinossauros glorificados. São lindos, coloridos e diversos”, disse.
Vulcão extinto
Ainda segundo o paleontólogo, Fernando de Noronha é um vulcão extinto. “A base do vulcão está a 4 mil metros de profundidade. O nível do mar desceu e subiu muito ao longo do tempo. Além dos peixes, a ilha era o lar de muitos dinossauros voadores”, falou Anelli.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
i

Veja também  Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Powered by WPeMatico

Origem da Noticia
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/blog/viver-noronha/post/2024/04/24/paleontologo-diz-que-aves-sao-dinossauros-de-asas-e-foram-primeiros-habitantes-de-fernando-de-noronha.ghtml
Autor: {authorlink}

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: