PodParaná #138: Hotel Bandeirantes foi um dos hotéis mais luxuosos do Brasil e é patrimônio estadual


Edifício construído em 1947 já recebeu celebridades como o Padre Dom Jaime, Pelé e outros artistas da época. Construção foi tombada em 2005. O episódio #138 do PodParaná resgata a história do imponente Hotel Bandeirantes, um dos cartões postais de Maringá, norte do estado. A inauguração do edifício foi em 1956, com a presença de representantes políticos e empresários.
A construção modernista foi projetada pelo arquiteto paulista José Augusto Belucci, quando a cidade estava em desenvolvimento. O hotel já foi considerado um dos hotéis mais luxuosos do país.
O espaço já hospedou nomes importantes do esporte, como o Rei Pelé, quando o time do Santos jogou na cidade. O imperador Akihito e a imperatriz Michiko do Japão e outros artistas do Festival de Teatro também ficaram no hotel.
FOTOS: Hotel Bandeirantes em Maringá foi um dos mais luxuosos do país nos anos 1950
Hotel Bandeirantes de Maringá
Acervo Prefeitura de Maringá
Participam deste episódio:
Venorí Friederich, historiadora do Patrimônio Público de Maringá;
José Gonçalves de Brito, ex-funcionário do Hotel Bandeirantes;
Moradores de Maringá que compartilharam o que pensam da atual condição do imóvel;
Hotel abandonado
A construção do Hotel Bandeirantes foi iniciada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná em 1947 e foi concluída em 1956.
Prefeitura de Maringá/Divulgação
Em 2005, o Hotel Bandeirantes foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná. O prédio conta com 6 mil metros quadrados, 66 suítes e 30 vagas para estacionamento – 10 internas e 20 externas.
Atualmente a edificação é da iniciativa privada. Em 2018, a então governadora Cida Borguetti assinou um decreto para tornar o espaço em um museu. O valo investido seria de mais de R$23 milhões.
Em 2019, porém, o governador Ratinho Junior revogou o decreto alegando que teria que rever os gastos previstos.
De acordo com um anexo que acompanha o decreto, do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Maringá, em 2012 a prefeitura avaliou o imóvel em R$ 14 milhões.
Ouça todos os detalhes da história
PodParaná
Reprodução/g1
Você pode ouvir o PodParaná no g1, no Spotify, no Castbox, na Amazon, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o PodParaná, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.
Mais informações em g1 PR:
Veja mais em g1 Paraná.

Veja também  Serviço gratuito ajuda a esclarecer dúvidas pelo telefone

Powered by WPeMatico

Origem da Noticia
https://g1.globo.com/pr/parana/podcast/pod-parana/noticia/2023/07/07/podparana-138-hotel-bandeirantes-foi-um-dos-hoteis-mais-luxuosos-do-brasil-e-e-patrimonio-estadual.ghtml
Autor: {authorlink}

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: