Prudentão tem chance de ser palco de nova disputa por pênal#TBTis após 23 anos; relembre em vídeos


Em 2001, futebol paulista teve regra de desempate por meio das penalidades; representante prudentino na extinta B3 viveu emoção em casa do começo ao fim da temporada Vitória do Red Bull Bragantino II por vantagem mínima em casa. Cenário repetido em Presidente Prudente a favor do Grêmio Prudente, e pronto! O Estádio Prudentão volta a receber uma decisão por pênaltis no futebol profissional após 23 anos. E o Campeonato Paulista Série A3 aumentaria a curta lista de tais episódios ao término das quartas de final, no sábado (6).
Assista à reportagem da TV Fronteira de 2001, do empate de 3 a 3 entre Prudentino e Itararé que teve disputa de pênaltis
Em 2001, a Federação Paulista Futebol (FPF) estabeleceu, nas seis divisões estaduais (da A1 à B3), uma novidade. O empate durante os 90 minutos forçava a decisão por pênaltis, independentemente da fase em disputa, com exceção do mata-mata na A1 (sim, era a regra “do contra”).
Conforme o livro “125 Anos de História – A Enciclopédia do Futebol Paulista”, no caso de 0 a 0 no tempo normal, só conquistava um ponto na partida quem vencia nas penalidades. Os empates com gols rendiam um ponto para cada lado e a chance do vencedor nos pênaltis garantir mais um de bonificação.
Foi assim com o Corinthians no título paulista sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, bastante lembrado pelo gol de Ricardinho na semifinal contra o Santos. A campanha teve duas disputas na marca da cal: logo na estreia, contra o Rio Branco, de Americana, e diante do São Caetano. Em ambas, o Timão saiu derrotado, mas somou um ponto pela igualdade com gols no tempo normal.
Naquele ano, o futebol profissional prudentino viu o Corinthians sucumbir em razão das dívidas e ser excluído da Série A3. Tanto que, em janeiro, surgiu na cidade uma nova equipe, o Prudentino Futebol Clube – o Cavalo do Oeste. O quarto representante de Prudente no cenário se inscreveu para jogar a Série B3 – sexto patamar estadual.
Disputa de pênaltis na primeira fase de um campeonato? Teve no Prudentão, em 2001
TV Fronteira / Reprodução
E a primeira emoção por meio desse critério veio rápido. A estreia do Prudentino FC foi fora de casa, vitória por 3 a 1 sobre o Clube Atlético Catanduvense, e o primeiro contato com a torcida no Prudentão terminou com a decisão dramática por pênaltis (assista acima).
A animada torcida do Cavalo do Oeste viu o time abrir 3 a 1 sobre o Itararé. Contudo, os prudentinos não seguraram o embalo na etapa final, e os visitantes buscaram o empate. E fizeram aquele começo de maio quebrar um tabu, ao que tudo indicam os registros, na história do Prudentão.
Veja a sequência das cobranças:
🔵⚪❌ Hermes desperdiçou para o Itararé
🔴⚫⚽ Ivan fez para o Prudentino
🔵⚪⚽ Francisco marcou o primeiro do Itararé
🔴⚫⚽ Moisés recolocou o Cavalo à frente
🔵⚪⚽ Adriano também marcou
🔴⚫❌ Rodrigo desperdiçou a terceira prudentina
🔵⚪❌ Jorge chutou na trave a chance do Itararé ter vantagem
🔴⚫❌ Outra defesa do goleiro do Itararé, em chute de Vinícius
🔵⚪⚽ Isac fez e deixou o Itararé em vantagem (3 a 2)
🔴⚫⚽ Anderson empatou
🔵⚪❌ Rômulo chutou, e Rodrigo defendeu
🔴⚫⚽ Valdeir fez 4 a 3 para o Prudentino nos pênaltis
O Prudentino passou da primeira fase como sexto colocado do Grupo B. A chave tinha um total de 14 times, e o Cavalo assegurou a última vaga. Os outros seis classificados saíram dentre as 14 equipes do Grupo A.
A segunda fase também foi de grupos. Os 12 clubes foram divididos em três chaves. Se o Grêmio Prudente irá decidir contra o time II do Bragantino, a decisão daquela B3 reuniu um homônimo de famoso e um time B. O Corinthians B ficou com a taça diante da Ponte Preta de Sumaré.
Assista à reportagem da TV Fronteira de 2001, do empate de 0 a 0 entre Prudentino e Joseense que teve disputa de pênaltis
Cinco equipes subiram de divisão na oportunidade. Os dois finalistas tiveram as companhias do Montenegro, de Paranapanema, do Paulista, ex-Campo Limpo, que jogou em Caieras, e do Joseense, de São José dos Campos. Ao Prudentino restou o terceiro lugar do Grupo C.
A despedida, no começo de novembro, teve o empate sem gol no tempo normal contra o Joseense. O palco novamente foi o Prudentão. Desta vez, infelizmente para o torcedor prudentino, o Cavalo teve rendimento inferior e ficou no quase.
Confira a sequência, na melhor de três cobranças para cada:
🔴⚫❌ Ivan chutou no travessão
🟡⚪⚽ China colocou o Joseense à frente
🔴⚫⚽ Glauber bateu, viu o goleiro chegar perto, mas marcou
🟡⚪⚽ Adriano não perdeu a segunda visitante
🔴⚫⚽ O artilheiro Ritchielli fez
🟡⚪⚽ Jaílson, goleiro do Joseense, garantiu o 3 a 2
> Mais #TBT! Relembre a história do artilheiro Ritchielli
Dos 30 jogos disputados pelo Prudentino FC na B3 de 2021, nove terminaram na marca da cal. O clube ficaria de licença em 2002. Os insucessos em 2003 e 2004 colaboraram para a equipe desistir do certame em 2005 e não voltar mais ao cenário.
Comandado por Ângelo Pretti, Prudentino Futebol Clube, o Cavalo do Oeste, representou o futebol profissional local no início do século XXI
TV Fronteira / Reprodução
Presidente Prudente FC (PPFC), Oeste Paulista EC (Opec) e Grêmio Prudente (ex-Barueri) passaram após isso. Nenhum encarou as dramáticas penalidades. O atual Grêmio Prudente, apesar de herdar os direitos federativos do Opec, tornou-se o oitavo representante local no cenário, em 2012, até a atual gestão chegar em 2019.
Neste sábado, a partida de volta contra o Bragantino II será às 17h. O empate basta para os visitantes saírem com vaga na semi da Série A3. A missão do Grêmio Prudente é vencer por dois ou mais de vantagem para garantir avanço nos 90 minutos. Vitória simples leva o Carcará ao desafio na marca da cal pela primeira vez em sua história e ao fim dos 23 anos sem decisão por pênaltis no Prudentão.
*Colaboração do Centro de Documentação (Cedoc) da TV Fronteira.

Veja também  GP da Hungria: Hamilton encerra jejum e bate recorde com 104ª pole

+ O ge.globo/tvfronteira traz as notícias do esporte no Oeste Paulista

Powered by WPeMatico

Origem da Noticia
https://ge.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2024/04/04/prudentao-tem-chance-de-ser-palco-de-nova-disputa-por-penaltbtis-apos-23-anos-relembre-em-videos.ghtml
Autor:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: