Veja como incluir a sua empresa no movimento mundial do Julho Sem Plástico


Confira 5 ideias de como reduzir o consumo e produção de plástico com pequenas atitudes dentro do seu negócio Veja como incluir a sua empresa no movimento mundial do Julho Sem Plástico
Reprodução/Envato
No mês de julho, milhões de pessoas voltam a sua atenção e os seus esforços para a redução do consumo de plástico. Esse movimento acontece desde 2011, quando a entidade australiana, Earth Carers Waste Education, criou o #JulhoSemPlástico.
De acordo com a organização, em 2022, a campanha teve a participação de mais de 140 milhões de pessoas, espalhadas por 195 países do globo. Com esse alto engajamento coletivo, a estimativa é que o desperdício evitado foi de 2,6 milhões de toneladas de plástico.
Para alcançar esse objetivo, o grande convite da campanha é para que as pessoas busquem alternativas de substituição ao plástico, material que está tão presente em nosso dia a dia. Mas não para por aí, também é incentivado o compartilhamento de conteúdo, a conscientização e o debate sobre os nossos impactos no planeta.
Mas por que precisamos reduzir o plástico do mundo?
Não é novidade para ninguém que o plástico é um dos principais símbolos da poluição e da degradação do meio ambiente, já que ele leva mais de 400 anos para se decompor. Porém, quando olhamos para os números da produção e descarte dos resíduos sólidos urbanos (RSU), entendemos o quão preocupante é o cenário.
A Abrelpe, associação voltada à gestão pública e privada de resíduos, apresenta alguns dados em seu relatório Panorama 2022:
No ano passado, foram geradas aproximadamente 81,8 milhões de toneladas de RSU.
Desses quase 82 milhões, apenas 4% foram enviados para a reciclagem.
39% do total de resíduos gerados no ano são destinados a lixões e aterros sem preparação para o tratamento do lixo.
Os outros 61% ainda são enviados para aterros sanitários, que realizam um tratamento melhor, mas que ainda causam impactos negativos na natureza devido à superlotação.
São esses e muitos outros números que causam a movimentação em prol da redução de plástico e também da destinação correta dos resíduos. É uma comoção mundial para construir um futuro mais saudável para o planeta e para o próprio ser humano.
Nesse ponto você já deve ter percebido que, quando falamos de Julho Sem Plástico, estamos falando de engajamento, comunidade e propósito. E se você é empreendedor ou trabalha com comunicação, deve saber que essas palavrinhas são preciosas para qualquer negócio. Então, por que não tornar a sua empresa parte desse movimento?
5 ideias para reduzir a produção e consumo de lixo na sua empresa
Ter e incentivar o comprometimento com a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós que vivemos no Planeta Terra. Mas para além disso, é também uma forma de se destacar no mercado corporativo, criar laços mais fortes com os clientes, construir uma cultura organizacional e, até mesmo, uma maneira de inovar.
Confira algumas ideias para reduzir o plástico dentro da sua empresa:
Faça as compras no modelo de refil ou a granel. Um bom ponto de partida é, ao comprar os produtos do dia a dia da empresa, optar por aqueles que evitem a necessidade de novas embalagens, como produtos de limpeza com refil e café e açúcar a granel.
Repense os seus produtos. Olhe para o produto que você entrega aos seus clientes e tente encontrar substituições. Um exemplo é trocar a sacola plástica por uma de papel ou de tecido.
Presenteie com brindes ecológicos. Itens eco-friendly podem ser uma oportunidade para fortalecer laços com os seus clientes e incentivar os seus colaboradores, como: ecobags, garrafas de água, canecas e canudos de metal.
Engaje a sua equipe. Crie uma cultura com o seu time para que ele se una a esse propósito. O engajamento também pode ajudar a reduzir custos, evitando, por exemplo, a compra de copos plásticos, novos blocos de papel e outros excessos.
Reduza o uso do saco preto do lixo orgânico através da compostagem. Uma maneira expressiva de reduzir os sacos pretos de lixo, que também são uma fonte de plástico, é parar de utilizá-los na coleta dos resíduos orgânicos, substituindo a prática pela compostagem.
A Composta+ é uma startup que realiza a coleta e destinação correta dos resíduos orgânicos para outras empresas e que pode ajudar com o último tópico da lista. Com ela, além de reduzir os custos com os sacos de lixo, você também não tem nenhuma preocupação com os seus resíduos. Conquistando, ainda, relatórios de impacto positivo e selo Composta.
♻ Quer conhecer mais sobre a compostagem empresarial? Clique aqui

Veja também  VÍDEOS: Jornal da Globo de terça-feira, 5 de setembro de 2023

Powered by WPeMatico

Origem da Noticia
https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/composta-mais/residuo-nao-e-lixo-e-oportunidade/noticia/2023/07/07/veja-como-incluir-a-sua-empresa-no-movimento-mundial-do-julho-sem-plastico.ghtml
Autor: {authorlink}

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: